terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Sara Serpa e André Matos, "Over an ocean away"

Sara Serpa e André Matos
"Over an ocean away"
28 Dezembro | 21h30 
Entrada livre 




Sara Serpa e André Matos conheceram-se em Boston em 2003 e desde então que a sua empatia musical tem vindo a evoluir, expressando-se em diferentes projectos liderados quer pela vocalista quer pelo guitarrista. 





Em Maio de 2008, ambos completaram um Mestrado em Jazz Performance, no New England Conservatory, em Boston. Desde Setembro de 2008 que vivem e trabalham em Nova-Iorque. Nesta cidade apresentam-se ao vivo frequentemente a um público que se mostra curioso em conhecer uma sonoridade que, tendo já uma identidade muito própria, assenta numa saudável combinação de elementos da improvisação no Jazz, do formato canção e de uma certa alma Portuguesa, esta manifestando-se de uma forma abstracta, não concretamente com elementos da música tradicional Portuguesa. 

Quando se apresentam em duo, exploram habitualmente duas vertentes: a mais presente consta de música original, nas quais a voz não usa obrigatoriamente palavras; a esta junta-se a casual interpretação de canções de outros compositores. Entre estes dois ambientes, exploram-se imagens sonoras, com colagens de sons inspirados na simetria da natureza ou no caos da cidade, através de contraponto improvisado, com o qual se criam também composições no momento. Consequentemente, o papel protagonista da voz ou da guitarra como instrumento secundário ou acompanhante esbate-se e pretende-se que os dois “intrumentos” soem como se fossem um só. 

Tanto Serpa como Matos têm uma ampla discografia, como líderes e como side-man (ou side-woman). A voz de Sara Serpa pode ser ouvida no seu novo disco com o pianista Noir Ran Blake, “Camera Obscura”, no recente álbum do pianista Danilo Perez “Providencia” , no disco de André Matos “Quare” e no álbum “Praia”. André Matos teve o seu mais recente lançamento em Janeiro deste ano com o álbum “Quare”, tendo igualmente gravado com os Mikado Lab, Paula Sousa entre outros.


¨Matos is a free thinker¨ All About Jazz


¨Mr. Matos advances a pointedly contemporary air¨. The New York Times


¨Matos opens the ears sprightly and brightly with a sonic assault that can kick ass or caress.¨ Midwest Record


"Sara Serpa, a young Portuguese jazz singer who’s been living in New York for the last few years, is cool all over, from concept to execution(...) She’s got a style just about locked down. She sang the themes — wide intervals, alternation of short and long notes in a continuous, balanced stream of sound (...) The New York Times by Ben Ratliff

"Sara Serpa transcends everything. (...) In an unadorned, vibratoless, crystalline delivery with a clarity so pure it was scary, Serpa sang mostly carefully chosen and stunningly nuanced vocalese (...). Lucid Culture by Alan Young

Sem comentários:

Enviar um comentário