quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Curso "CONTINUUM: VISTAS LARGAS SOBRE A MÚSICA DOS SÉCULOS XVIII E XIX"


CONTINUUM: VISTAS LARGAS SOBRE A MÚSICA DOS SÉCULOS XVIII E XIX

OBJECTIVO

Dando continuidade ao curso Mil anos por ouvir, este curso pretende abordar a música dos séculos XVIII e XIX, que dele tinha sido excuída.
Este exercício será, no entanto, acompanhado por uma visão integrada destas formas, no contexto histórico em que se inserem, evitando-se, assim, qualquer visão isolada deste período, ou uma concepção cristalizada das suas obras maiores. Por outro lado, procurar-se-á uma compreensão dos princípios iniciais inerentes a estas formas. Princípios tranversais, portanto, a diferentes épocas e estilos.
Finalmente, pretende-se aprofundar o conhecimento ao ouvinte não especializado da expressão e das formas do período clássico, exercitando a sua capacidade de reconhecimento perante as obras destes séculos.
As sessões do curso serão dadas em conjunto por Manuel Pedro Ferreira (musicólogo) e João Madureira (compositor), juntando ao conhecimento das "entranhas" do material musical uma visão historicamente esclarecida. Far-se-á uso de inúmeros exemplos musicais e do suporte de vídeo com forma de potenciar a compreensão do fenómeno musical a um público alargado, independentemente dos seus conhecimentos técnicos.

DESTINATÁRIOS

Estudantes Universitários, Estudiosos e amantes de música, Profissionais das artes e Agentes Culturais; Professores de todos os graus de ensino, entre outros.

Nº máximo de participantes: 30


FORMAÇÃO / COORDENAÇÃO

Manuel Pedro Ferreira e João Madureira


HORÁRIO
18.30 às 20.30 (inclui coffee break )
18 e 25 Fevereiro / 11, 18 e 25 Março / 1 Abril 2013


PREÇO
150 Euros + IVA
Desconto 10% para estudantes, maiores de 65 anos e grupos de pelo menos cinco inscrições feitas em simultâneo

(Possibilidade de pagamento em duas fases)

INSCRIÇÕES*
Mail: cursos@appletonsquare.pt
Morada: Rua Acácio Paiva, 27, r/c, 1700-004 Lisboa
Telefone: +351 210993660, das 14h às 19h





+informação em:
http://www.appletonsquare.pt/cursos/2012/curso_continuum.html


Sem comentários:

Enviar um comentário