quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Mil anos por ouvir: a música antes e depois dos séculos XVIII e XIX

Coordenação/Formação:
João Madureira e Manuel Pedro Ferreira

17 Outubro a 12 Dezembro



OBJECTIVOS
Este curso pretende dar a conhecer todo um património musical que é vulgarmente desconhecido dos amantes de música clássica.
São mil anos por ouvir, se juntarmos ao período que vai do século VIII ao XVIII o período que vai do século XIX aos nossos dias. O curso alternará sessões sobre música antiga e sobre música do século XX, garantindo desta forma a confrontação dos tempos e dos modos da escrita musical e dotando o ouvinte comum do léxico fundamental para a discussão musical.
Para além do alargamento de horizontes que este curso constitui, pretende-se, através de um maior conhecimento da tradição musical erudita europeia, dotar o ouvinte comum de um maior leque de instrumentos para avaliação do próprio cânone musical dos séculos XVIII e XIX.

O curso oferece a visão articulada de um musicólogo (Manuel Pedro Ferreira) e de um compositor (João Madureira), juntando ao conhecimento das "entranhas" do material musical uma visão historicamente esclarecida. Far-se-á uso de inúmeros exemplos musicais e do suporte de vídeo como forma de potenciar a compreensão do fenómeno musical a um público alargado, independentemente dos seus conhecimentos musicais.

DESTINATÁRIOS
Estudantes Universitários, Estudiosos e amantes de música, Profissionais das artes e Agentes Culturais; Professores de todos os graus de ensino, entre outros.

PROGRAMA
1ª SESSÃO / 17 OUTUBRO (música antiga)
Música a uma voz, do século VIII ao século XVI. Onde se trata de canto litúrgico, de trovadores, de cantares italianos, e cantores extraordinários.

2ª SESSÃO / 24 OUTUBRO (música antiga)
Música a várias vozes, do século IX a c. 1400. Onde se trata dos estilos improvisatórios, da polifonia de Notre Dame, das novidades do motete, de Machaut e outros mestres.

3ª SESSÃO / 07 DE NOVEMBRO (música contemporânea)
Dois caminhos antagónicos: o expressionismo Alemão e o "primitivismo" Russo do início do sec. XX. Onde se dá conta da diversidade que marca o início do século através de exemplos musicais abundantes.

4ª SESSÃO / 14 DE NOVEMBRO (música contemporânea)
Tradição e modernismo: a ópera italiana e o caminho francês. Reformulação ou invenção? As respostas de Debussy e Ravel. A música de Messiaen: um primeiro momento de síntese após a diversidade estilística da primeira metade do sec. XX, onde se fará um balanço da produção musical do século XX.
5ª SESSÃO / 21 NOVEMBRO (música antiga)

A polifonia sacra, de c. 1430 a 1670. Onde se falará de muitos, enormes compositores europeus, incluindo portugueses.

6ª SESSÃO / 28 NOVEMBRO (música antiga)
Polifonias profanas e monodia acompanhada. Onde se
falará de cortes principescas, de associações intelectuais, de humanismos e do nascimento da ópera.

7ª Sessão / 05 DE DEZEMBRO (música contemporânea)
Os filhos de Messiaen: Pierre Boulez, Karlheinz Stockhausen, Luciano Berio, Luigi Nono e György Ligeti. A grande explosão estilística do terceiro quartel do sec. XX. O caso português: Lopes-Graça, Emmanuel Nunes.

8ª SESSÃO / 12 DE DEZEMBRO (música contemporânea)
Espectrais, minimais e radicais. A música depois de 1970.
A nova geração de compositores portugueses. O estado
da arte na música dos nossos dias.



Número máximo de participantes: 30

HORÁRIO
das 18h30 às 20h30 (coffee-break)

PREÇO
200€ (IVA incluído à taxa legal em vigor)
Desconto de 10% a estudantes, maiores de 60 anos,
grupos com mais de 5 pessoas
(Possibilidade de pagamento em duas fases)

COORDENAÇÃO/ FORMAÇÃO
João Madureira (1971) www.joaomadureira.com
Compositor, tem uma posição de destaque no mundo da música contemporânea portuguesa. As suas composições têm sido regularmente apresentadas em Portugal, França, Itália, Alemanha, Inglaterra, Croácia, Espanha e Taiwan. Tem visto muitas das suas obras editadas em CD e as suas partituras são editadas e distribuídas pelo Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa (www.mic.pt). As suas obras têm sido encomendadas pelas principais instituições culturais portuguesas. Em 1998 o seu trabalho é reconhecido com o Prémio ACARTE / Maria Madalena Azeredo Perdigão (Fundação Gulbenkian). Integrou vários júris de prémios de composição, e frequentemente é convidado como compositor para palestras sobre o seu trabalho e sobre a música contemporânea.
Após estudos com António Pinho Vargas e Christopher Bochmann, estudou mais tarde com Franco Donatoni, York Höller (com o apoio do Centro Nacional de Cultura), e com Ivan Fedele. A Universidade de Aveiro reconheceu os seus estudos de Composição em Colónia com o grau de Mestre (2007) e presentemente prepara a sua dissertação de doutoramento em Ciências Musicais Históricas na Universidade Nova de Lisboa, com Paula Gomes Ribeiro.
É professor na Escola Superior de Música de Lisboa e, desde 2009, preside à Comissão Instaladora da Arquipélago, Associação de Compositores de Portugal.

Manuel Pedro Ferreira (1959)
Doutorou-se em Musicologia na Universidade de Princeton, sendo actualmente Professor Associado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde lecciona sobre a música da Idade Média e do Renascimento e coordena o Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical. Tem-se dedicado também à crítica, à composição e à interpretação musical (dirige desde 1995 o grupo Vozes Alfonsinas). Como musicólogo, publicou mais de setenta artigos de investigação. Foi responsável pela publicação facsimilada do Cancioneiro de Elvas (Lisboa, 1989) e do manuscrito 714 da Biblioteca Pública Municipal do Porto (Porto, 2001).
O seu livro O Som de Martin Codax (Lisboa, 1986) foi premiado pelo Conselho Português da Música.
Entretanto escreveu ou coordenou sete outros títulos: Cantus coronatus — Sete cantigas d'amor d’El-Rei Dom Dinis (Kassel, 2005), Dez compositores portugueses. Percursos da escrita musical no século XX (Lisboa, 2007), Antologia de Música em Portugal na Idade Média e no Renascimento, 2 vols. (Lisboa, 2008), Medieval Sacred Chant: from Japan to Portugal (Lisboa, 2008), A Sé de Braga. Arte, Liturgia e Música, do final do século XI à
época tridentina (Lisboa, 2009), New Music, 1400-1600 (Évora-Lisboa, 2009) e Aspectos da Música Medieval no Ocidente Peninsular, 2 vols. (Lisboa, 2009-2010)

Sem comentários:

Enviar um comentário