terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Divina Proporção: relações entre a arte e a música ao longo do tempo (da Idade Média ao séc. XX)


As linhas de força deste curso são as da abordagem de diferentes momentos da História através das suas referências artísticas, privilegiando a música e a palavra que lhe está associada. Pretende-se, pois, fazer uma interpretação de movimentos, correntes, escolas e grupos através das suas criações auditivas e visuais num percurso cronológico. A abordagem realizar-se-á de uma forma conjuntural e temática, situando as obras no seu espaço/tempo criativo e referindo ou diagnosticando as diferentes interacções. Através do carácter social, abordar-se-á a arte e a harmonia como trabalhos humanos com forte ligação às respectivas técnicas, indicando o resultado da relação entre uma actividade mental e outra operacional que se vai mantendo e elaborando desde as primeiras produções medievais até à introdução e utilização sistemática das novas tecnologias.

O Homem Vitruviano, Leonardo da Vinci, 1490


Coordenação/ Formação
Ana Mântua*

Programa do Curso

Primeira Sessão
A Música enquanto linguagem: cruzamentos entre as diversas formas artísticas:
A Música e a Literatura
A Música e a Arquitectura
A Música e a Pintura
A Música e as diversas artes
As origens da notação musical e os cruzamentos com os manuscritos iluminados medievais.
A Ars antiqua na música, comparada com as criações artísticas dos séculos II a XIV, no caminho iniciado para o Renascimento.

Segunda Sessão
A Ars nova: o desenvolvimento do novo estilo iniciado, no século XIV, por Philippe de Vitry, florescente com principal incidência em Itália e em França.
As tradições medievais nas Belas-Artes e Arquitectura do Quattrocento.
Vestígios da polifonia de origem medieval na Itália dos Humanistas.
Sentimentos individuais e sensualidade no Renascimento.
O número e a sua ordem: experimentação e cálculo.

Terceira Sessão
As Formas Barrocas:
A Itália e o surgimento de um novo estilo contra-reformado.
Italianismos e fantasias na corte do Rei-Sol.
A Flandres, os Países-Baixos e a Inglaterra de 1600 a 1750
O caso alemão ou o triunfo da razão

Quarta Sessão
O Período Clássico – Música do Iluminismo.
O ressurgimento das formas da Antiguidade e a sua reinterpretação.
O contributo austríaco.
O Império francês.

Quinta Sessão
O Romantismo, drama e poesia.
O Movimento Nacionalista e o surgimento de um sentimento patriótico.
Richard Wagner e a “Obra de Arte Total”.

Sexta Sessão
Os inícios do século XX.
O Impressionismo.
As expressões artísticas anteriores à Segunda Guerra Mundial.
As artes após a Segunda Guerra Mundial.
CONCERTO FINAL


Horário
25 Jan, 1, 8, 15, 22 Fev, 1 Março
das 18h30 às 20h30
(inclui coffee-break)


Preço
Curso completo: 120€
Por sessão: 20€


Contactos / Inscrições
Rua Acácio Paiva nº27 r/c 1700-004 Lisboa
Tel.: +351 210 993 660, das 14H às 19H
geral@appletonsquare.pt



*Sobre Ana Mântua

Ana Anjos Mântua é, desde 2009, Técnica Superior da Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, onde tem vindo a desenvolver trabalhos na área da pesquisa, programação e divulgação, tendo o seu estudo mais recente, “As proveniências da Colecção e o Mercado de Arte em Portugal entre 1925 e 1965”, sido publicado no catálogo da exposição “Coleccionar para a Res publica - O Legado Dr. Anastácio Gonçalves.

Anteriormente e, a partir de 1990, fez parte da equipa do Mosteiro dos Jerónimos/ Torre de Belém e do IPPAR onde executou projectos de Inventário e salvaguarda do património em Portugal e Moçambique e, entre 2004 e 2009 integrou a equipa do Museu Nacional do Azulejo onde levou a cabo trabalhos nas áreas de comissariado executivo em diversas exposições, investigação e produção de artigos e textos para catálogos.

Tem vindo a desenvolver investigação, estudos e publicações consequentes na área do Património Arquitectónico, nomeadamente sobre o Convento da Madre de Deus, mais precisamente sobre as obras de restauro e posterior refuncionalização, ocorridas durante a segunda metade do século XIX e início do século XX.

Desenvolveu trabalhos de campo com temáticas patrimoniais, azulejares e da Arte em geral, cujos resultados têm sido apresentado em comunicações e em diversas revistas da especialidade.

Em 2007, realizou para a Antena 2 – Rádio Clássica, em parceria com João Chambers uma série de 13 programas intitulados “Divina Proporção – a contribuição das artes para o percurso da civilização”. Devido às características do programa, foi transmitida em 2009 uma nova série subordinada ao tema A Herança de Atena.

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