quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

WHITE BOX curated by Rui Horta


WHITE
BOX
curated by Rui Horta


OCIDENTE
de Victor Hugo Pontes
28/29 Novembro 2013 | 21h30

SÍNCOPA
de Tânia Carvalho
05/06 Dezembro 2013 | 21h30


Uma colaboração Appleton Square / O Espaço do Tempo

ENTRADA 5€
(lotação 45 lugares)

Reservas para: geral@appletonsquare.pt | T / 210 993 660


sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Curso ESTRUTURAS DE BETÃO























25 NOV - 4 DEZ

COORDENAÇÃO / FORMAÇÃO JÚLIO APPLETON
Júlio António da Silva Appleton licenciou-se em engenharia civil no IST em 1971 e doutorou-se no Imperial College em 1979. Professor Catedrático do IST desde 1986 dedicou-se ao estudo das estruturas de betão e à reabilitação de estruturas, tendo-lhe sido atribuída em 2000 a medalha de mérito da FIB-Fédération Internationale du Béton.
Publicou 240 trabalhos técnicos e científicos e orientou 9 teses de doutoramento. No IST exerceu funções de Presidente do Departamento de Engenharia Civil, da FUNDEC e do ICIST.
Foi Presidente do Colégio de Engenharia Civil da OE (1995/97). É membro Conselheiro e especialista em Estruturas pela OE. É coordenador do GT do Eurocodigo2 (CT115).
Desde 1971 exerce a actividade profissional como consultor e projectista de estruturas sendo sócio do gabinete a2p,lda onde tem coordenado dezenas de projectos de pontes e de edifícios assim como de projectos de reabilitação e reforço.

DESTINATÁRIOS
Engenheiros e alunos de engenharia.

OBJECTIVOS
Pretende-se que o curso (segundo os Eurócodigos Estruturais e demais Euronormas) tenha uma orientação prática, pelo que, além das sessões de apresentação da teoria, serão discutidos problemas resolvidos e propostos outros para resolução.
Os participantes do curso são aconselhados a trazer o seu computador portátil e a terem uma participação activa no curso.
Inscrições limitadas à capacidade da sala: 30 lugares.
PROGRAMAMódulo 1 | Nota Histórica, Materiais, Durabilidade, Bases de cálculo, Acções. Problemas.
Módulo 2 | Modelos de cálculo, Estados limites últimos. Problemas.
Módulo 3 | Estados limites de utilização. Pormenorização. Problemas.
Módulo 4 | Concepção, Pré-dimensionamento, Projecto Sísmico. Problemas
Módulo 5 | Pré-esforço, Resistência ao fogo, Execução de estruturas. Problemas

DOCUMENTAÇÃO
Oferta do livro Estruturas de Betão / Cópia das apresentações em powerpoint / Cópia dos problemas referidos no curso

HORÁRIO
25, 27 e 29 de Novembro, 2 e 4 Dezembro | 09h30 às 13h15
(inclui coffee-break)

PREÇO
350 Euros + IVA (10% desconto para estudantes)
Oferta do livro "Estruturas de Betão" autoria do Engenheiro Júlio Appleton

INSCRIÇÕES
cursos@appletonsquare.pt | tel: 210993660, 14h - 19h
Rua Acácio Paiva, 27, r/c, 1700-004 Lisboa

Paulo Brighenti / A Grande Fogueira (com Maria Lino)

Inauguração 24 Outubro | 22h00
24 Outubro - 23 Novembro, 2013


A Grande Fogueira, título escolhido por Paulo Brighenti para a exposição que apresenta na Appelton Square, remete de imediato para uma imagem. Essa imagem constrói-se como símbolo do tempo, convocando aceções ambíguas a que as referências negativas não são estranhas. Na triagem cumprida pelo tempo, o que persiste ao esquecimento comum ou condicionado é sempre suscetível de recuperação, revisão, valorização. O título alude a essa condição.




© Cláudia Anselmo da Costa

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

A Revolution is a Spinning Force / A Revolution is a Spinning Force | Céline Condorelli / Jacopo Miliani / Mariana Silva | Curadoria Filipa Ramos


A Revolution is a Spinning Force

Céline Condorelli
Jacopo Miliani
Mariana Silva


Curated by Filipa Ramos

Inauguração 
Opening
19.09 | 10 pm
20.09 - 12.10.2013



A Revolution is a Spinning Force é um exercício expositivo sobre o duplo sentido do termo Revolução, que pode definir seja um momento de viragem social, política ou cultural, como o movimento de rotação de um corpo. 
A reflexão sobre a ambivalente noção de Revolução atravessa os projetos de Céline Condorelli (Paris, 1974), Jacopo Miliani (Florença, 1979) e Mariana Silva (Lisboa, 1983), gerando uma proposta conjunta sobre as possíveis representações e gestos fundadores dos momentos e movimentos de Revolução. 

/

A Revolution is a Spinning Force is a collective exhibition exercise focused on the double meaning of the term Revolution, which defines both a social, political or cultural turning point and a movement of rotation.
The reflection on the ambivalent notion of Revolution traverses the works of Céline Condorelli (Paris, 1974), Jacopo Miliani (Florence, 1979) and Mariana Silva (Lisbon, 1983) in a joint proposal about the possible representations and triggering gestures of moments and movements of Revolution.



sexta-feira, 14 de junho de 2013

ANA YOKOCHI / Are Androids Afraid of Red, Yellow and Blue?


ANA YOKOCHI
Are Androids Afraid of Red, Yellow and Blue?

Curadoria: Ana Anacleto

INAUGURAÇÃO | 20 JUNHO | 22H00
21 JUNHO - 27 JULHO 2013



Na sua mais recente exposição individual, a decorrer na Appleton Square, sob o título Are Androids Afraid of Red, Yellow and Blue?, Ana Yokochi apresenta um conjunto de obras concebidas entre 2012 e 2013 e subordinadas a uma mesma tipologia: a Pintura.


Concebidas a partir da aplicação manual de tinta a óleo sobre tela de linho, são geradas a partir de um processo complexo, em que se articulam um conjunto de questões próprias do território da produção artística contemporânea – como a apropriação formal, a citação, ou a serialidade  – com detalhes mnemónicos resgatados de um contexto referencial proveniente da cultura popular – como o género ficção-científica no cinema e na literatura, ou a produção e distribuição massificada, com fins didácticos, de imagens coloridas estilizadas para a construção de figuras ou objectos tridimensionais.

Desta articulação resulta uma série de pinturas que, embora assumindo a sua condição serial, procuram, no âmbito da sua apresentação,  um diálogo individualizado com o espaço e com o espectador, por forma a poder testar a sua intrínseca e matricial condição de autonomia.

Amplamente assente na sua biografia, como é aliás característico do trabalho da artista, a exposição funciona como uma espécie de mapa/ documento privilegiado de acesso ao seu processo criativo, conseguindo manter-nos perto, mas simultaneamente ao largo, na tentativa de decifração dos protocolos que lhe deram lugar.














Agradecimentos:

COCHAE